Como convencer seu cliente a te contratar

O momento do orçamento.

Seu cliente está lá, procurando alguém pra contratar. Você o encontrou. Mas é claro que ele vai fazer uma pesquisa e você vai ser comparado com outros profissionais. Nesse momento você PRECISA se destacar do resto da concorrência pra ser contratado, mas como ??




- Cobrar o preço mais baixo:

Cobrar o preço mais baixo não é necessariamente a melhor estratégia. Aliás, ela pode até te prejudicar. O que seu cliente provavelmente procura é o melhor custo-benefício. O mais barato muitas vezes sai caro e seu cliente sabe disso. Ele quer pagar barato, mas ele quer um profissional que ofereça o melhor serviço possível. Se você cobrar muito mais barato que a concorrência seu cliente provavelmente vai imaginar que seu serviço não é tão bom e ficará desconfiado do valor cobrado.


- Responder rápido:

As pessoas são imediatistas. Atualmente nós estamos acumulando funções e por isso é comum que ao começar uma tarefa, esperamos concluí-la logo. Se seu cliente começou a busca pelo profissional que ele precisa, a chance é grande que ele tome a decisão de quem vai contratar em um período curto de tempo. Ele vai tirar isso da "to-do list" dele. Então demorar dias para mandar um orçamento vai acabar com suas chances. Fa-to. Por outro lado se você responder ao pedido IMEDIATAMENTE isso contará muitos pontos a seu favor e te colocará muito a frente dos outros profissionais. {vou esclarecer como é possível ter uma resposta imediata até para pedidos customizados em um próximo post}


- Cuidado com a comunicação:

Muitas vezes você encontrará seu cliente em ambientes informais. Num grupo de facebook, em uma festinha entre amigos, enfim. Não confunda as coisas. Quando estiver tratando de negócios mesmo que use uma linguagem informal seja educado, evite gírias, tome cuidado com as palavras e escreva corretamente. Outro dia um profissional veio me pedir conselhos por que ele não estava conseguindo vender seus serviços. A mensagem que ele me mandou estava CHEIA de erros de português. Eu não sou o Prof Paschoale, mas pessoalmente eu não contrataria um profissional com o qual eu não conseguisse me comunicar claramente.


- Não seja chato:

Sabe quando você entra numa loja pra dar uma olhadinha e aparece aquela vendedora tentando te empurrar um monte de roupa que não tem nada a ver e você decide sair da loja ? Não seja essa pessoa. Dê espaço para o seu cliente e deixe claro que está disponível para tirar qualquer duvida se ele precisar.


- Fofoquinhas:

NUNCA, NUNCA, NUNCA desmereça o trabalho de outra pessoa. Não importa se você sabe que aquele profissional não é legal, ou talvez não seja tão competente ou talvez até seja um picareta. Nunca desmereça o trabalho de alguém para enaltecer o seu.

De vez em quando acontece de aparecerem profissionais que não são legais e se você falar isso diretamente para o seu cliente "cuidado com o fulano de tal, soube que ele não entrega o trabalho no prazo combinado", você vai levantar mais suspeitas em relação a você mesmo do que ao fulano de tal. Se sua preocupação for genuína prefira dizer coisas do tipo: "Olá cliente x, adoraria poder te atender e por isso estou te enviando uma proposta de orçamento. Se decidir me contratar saiba que te enviarei um contrato onde estarão especificados prazos e condições. O envio do trabalho sempre será feito dentro do prazo estipulado." Aponte suas qualidades ao invés de apontar o defeito dos outros.


- Mostre seu melhor trabalho:

Tenha seu trabalho disponível para visualização. Não existem mais desculpas, qualquer um pode ter um website/blog/página.. são tantas opções que nem vou listar todas. Então tenha algo pronto para ser enviado, porque não adianta ficar se gabando do que você pode fazer se seu cliente não puder ver com os próprios olhos.


- Mostre seu melhor trabalho da melhor forma possível:

Se as opções são tantas, faça as melhores escolhas dentro do que e possível para você.

Um site passa mais credibilidade do que uma página do facebook e é possível criar um sem gastar nada, ou gastando muito pouco. Mas se ainda assim for um passo muito grande pra você, crie a página do facebook mas o que quer que decida fazer, faça com carinho e cuidado. Pense nos detalhes, na foto do perfil, na foto de capa, no logo, nas cores, passe a mensagem com clareza, deixe um espaço para avaliações de clientes.. mostre seu trabalho da melhor maneira possível. E acredite, sempre dá pra melhorar e é um trabalho constante.



Ofereça seu melhor e saiba que muitos nãos virão.

E tudo bem. Mas implementando as dicas acima as chances de receber um sim serão muito maiores.


0 views

07413147499

Bournemouth, UK

©2019 by gabriela d'andrea.