Tenho passaporte italiano. Preciso do brasileiro?

Eita que achei difícil escolher um título pra esse post.

Mas vamos lá.. a pergunta que não quer calar: Tenho um passaporte italiano/alemão/português/ou qualquer outro que seja por causa de um segunda cidadania.. e vou viajar para o Brasil. Tenho que entrar no Brasil com o passaporte brasileiro?






Vamos pensar numa família brasileira que também possui cidadania alemã e está se mudando pra algum país da União Europeia. Eles precisarão do passaporte alemão pra viverem lá legalmente. Certo? Certo. Mas são brasileiros e retornarão pro Brasil com alguma frequência. E aí,


Eles precisarão também do passaporte brasileiro?


Não. Essa família pode usar apenas o passaporte alemão para viajar e para entrar no Brasil, como cidadão brasileiro, podem apresentar o RG (certidão de nascimento, CNH, OAB, CRM não servem).

-- Pequeno porém aqui, meu marido já entrou com a CNH, e já entrou com a CNH vencida. Mas a informação oficial é a de que precisa ser o RG.

O passaporte brasileiro para crianças menores de um ano vale por um ano. Enquanto o alemão para uma criança da mesma idade vale por 6 anos. Não faz sentido emitir o passaporte brasileiro para essa criança, sendo que ela pode utilizar o alemão sem problemas.

Também vale considerar o custo de emissão dos passaportes e você perceberá que pode economizar uma boa quantia emitindo apenas um. E se tiver que escolher entre qual passaporte usar considere o tipo de visto que cada passaporte dá direito. Por exemplo, para conseguir o visto americano com um passaporte brasileiro o processo é chato e o custo é alto, enquanto com o alemão você emite o visto pela internet e paga US$14.


Coloquei abaixo a informação extraída do site da Polícia Federal e o site para consulta se ainda houver alguma dúvida:


"Brasileiro com DUPLA NACIONALIDADE pode utilizar o passaporte de sua outra nacionalidade, tanto para entrar quanto sair do Brasil, desde que o passaporte utilizado esteja válido. Sendo MENOR viajando sem os pais ou com apenas um deles, também deverá apresentar AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM do(s) genitor(es) ausente(s)."

📷 SEM APRESENTAÇÃO DO RG, o embarque com passaporte de outra nacionalidade poderá ser realizado, porém, o viajante será registrado como "estrangeiro": passam a ser aplicáveis limitações e prazos de estada previstos na Lei nº. 13.445/2017.


http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/servicos-pf/passaporte/iniciar#portal-column-content


Espero ter ajudado ;)


0 views

07413147499

Bournemouth, UK

©2019 by gabriela d'andrea.